sábado, 19 de setembro de 2009

Uma alma saudável

Uma alma saudável

Frequentemente encontro pessoas que se sentem desmotivadas para continuar lutando por seus ideais. Elas são vítimas da síndrome do fracasso antecipado. Vêem seus projetos paralisados; deixam-se dominar por uma forte sensação de fraqueza na alma e, deixam a vida à mercê de uma apatia generalizada. Perderam o espírito de luta.

Seja qual for a situação que estejamos vivenciando, o que importa mesmo é saber encarar as crises e os obstáculos com serenidade e otimismo.. A serenidade faz com que não percamos a lucidez; o otimismo alimenta em nós, o desejo de superação. Na verdade, não existem problemas insolúveis, nem tampouco crises que sejam eternas.

Fortalecer o espírito é alimentá-lo com sonhos, com fé, com amor próprio, e também com influencias benéficas. Estes tônicos despertam a nossa espiritualidade adormecida (ou fragilizada), energizam a nossa interioridade e ampliam as lentes da alma, proporcionando-nos vislumbrar novas possibilidades.

Ninguém vive sem sonhar. São os sonhos que nos impulsionam na direção do amanhã. Sonhar é ter esperança de um novo dia; e a esperança é o combustível que alimenta o espírito com otimismo e determinação. Sonhar é, pois, projetar-se no futuro, através da reengenharia do presente. É permitir-se viver incomodado com a acomodação.

Grande parte do que somos - e de como vivemos -, está relacionado com as pessoas que nos cercam. Esta é a força das influências. Muitas pessoas deixam marcas em nossa vida. Nossas veredas são marcadas pelas pegadas dos que caminham conosco. Pessoas negativas, pessimistas, invejosas, amarguradas, se deixarmos, causarão danos profundos em nossa vida. Nosso coração tem uma porta do lado de dentro, somente nós podemos abri-la. Só entra quem permitimos. Bom é aproximar-se das pessoas que trazem no coração as marcas de Deus. Quem tem Deus, vive diferente. Exala alegria, semeia paz.

A fé é um tônico poderoso do espírito. Vitória e fé são inseparáveis. Somente a fé nos faz ver a montanha como um monte de areia e não um bloco de rochas impermeáveis. Por isso, a sabedoria bíblica ensina: "a fé remove montanhas". Há três situações na vida nas quais somente a fé nos garante o suporte necessário, a saber: só a fé nos faz suportar o insuportável, vencer o invencível e tolerar o intolerável.

Um outro nutriente do espírito é a experiência do amor - do amor próprio. Se aprendermos a amar e valorizar a nossa existência, a acreditar em nossas potencialidades, a não nos deixarmos vencer pela auto-rejeição, auto-piedade, e por outros complexos autos - depreciativos, certamente teremos uma vida diferente. O amor é a essência de Deus em nós.

Por que deixar-se vencer pelo fracasso, se Deus coloca a nossa disposição, tônicos tão benéficos para fortalecer o nosso espírito? Como não há saúde física sem uma alimentação saudável, também a saúde espiritual reclama nutrientes para uma vida melhor.

(Estevam Fernandes de Oliveira, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, PB, é Psicólogo , conferencista internacional, mestre e doutor em Ciências Sociais. Texto extraído do Jornal Correio da Paraiba, edição de Domingo, 30 de agosto de 2009 e divulgado entre amigos com autorização do autor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário