domingo, 1 de novembro de 2009

Paradigmas do conhecimento...FBE é cultura "wiki": aniversário de 1 ano.


Paradigmas do conhecimento...FBE é cultura "wiki": aniversário de 1 ano.

Há algum tempo questionava-me, nos meus momentos de introspecção,  se o individualismo e egoísmo estariam chegando ao fim. Principalmente depois que li Obra aberta"  de Umberto Eco Eu como fanático por tecnologia e web logo vi que o italiano em 1968 previu a era do coletivo, do conhecimento para todos, enfim da Obra aberta. Juntando tudo isso, me via recém-doutor voltando cheio de perguntas exclusivamente ao meu consultório após anos de interação acadêmica e efervecência intelectual. Muitas dúvidas e uma certeza: precisava conseguir uma maneira de me manter conectado aos meus colegas, conhecer outros, não me desestimular dos estudos e das pesquisas. Tentei criar grupos de discussão semanais sem sucesso: São Paulo inviabiliza, a "correria" impede. 
Consegui o mestre Ruy, disponível e walking distance para conversar, planejar e sonhar. Neste momento, ele me da de presente outro livro: A teia da vida, de Fritjof Capra, onde percebi que a web abriga diversas iniciativas graças a uma nova inteligência colaborativa e; de repente uma idéia: conectar-se verdadeiramente de maneira coletiva com um universo muito maior do que eu primeiramente havia imaginado. Onde todos poderíamos opinar sobre determinado assunto, onde todos poderíamos enviar fotos e casos clínicos, onde todos poderíamos pegar ideias de diferentes perspectivas e pessoas.   
Lançamos em  Novembro de 2008, o Fórum Endosessãoúnica, que poucos meses depois foi rebatizado e, desta vez corretamente,  de Fórum Brasileiro de Endodontia.  Com o tempo, evidenciou-se a dissolução da autoria, ou seja, do Fórum não ter dono, de ser livre para a Endodontia brasileira unir-se, fortalecer-se e mais do que tudo conhecer-se.
 Copiando palavras do modernista Mário de Andrade hoje ao meu ver este FBE é louvável pela força de cada um, pela diferença de cada um, pelo exercício da amizade de cada um. Hoje, questiono com outra ótica se o individualismo chegou ao fim e minha palavra de resposta é interdependência
Parabéns a todos, 
Um grande abraço

Eduardo Fregnani (& Ruy Hizatugu)


OBS: Definição de interdependência, segundo a Wikipedia:
Interdependência é um conceito que rege as relações entre os indivíduos onde, um único indivíduo é capaz de, através de seus atos, causar efeitos,positivos e/ou negativos, em toda a sociedade. Ao mesmo tempo, esse mesmo indivíduo, por sua vez, é influenciado pelo todo. Com isso, é possível dizer que todas as pessoas e coisas que rodeiam a vida dos seres humanos estão interligadas e afetam a vida de todos de forma significativa. Ao pensar no imenso impacto que pequenas gestos podem causar, chega-se à conclusão de que cada pequeno ato é importante. Essa é a relação de interdependência: a consciência de que o todo depende de um único indivíduo. E cada indivíduo depende do todo para existir.

2 comentários:

  1. Oi Eduardo. Adorei o seu blog. Como posso participar do Fórum Brasileiro de Endodontia? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lili, obrigado pelo elogio!
    Eu preciso do seu email para cadastrá-la!
    Entre no meu site e envie seus dados no "contato"
    www.eduardofregnani.com.br

    Abs


    Eduardo

    ResponderExcluir