sábado, 21 de janeiro de 2012

31 ways to get smarter and faster

A revista Newsweek trouxe na edição da última semana uma reportagem sobre maneiras e dicas para se tornar mais esperto e rápido. É um texto muito interessante e vale a leitura na íntegra.

Ele começa mais ou menos desta maneira "Treinamento mental para aguçar a memória. Exercício aeróbico para preservar a massa cinzenta. Meditação para aprimorar as conexões entre razão e emoção".  

E logo depois vem a frase: ...porém eles não vão longe o suficiente

A reportagem segue e atinge um ponto interessante: O índices QI, que antes acreditava-se ser  parte imutável após a infânciapode de fato ser modificado. De acordo com um estudo inovador publicado recentemente na Nature, o QI pode subir por um 21 pontos ao longo de 04 anos, ou cair 18 ! 

E a chave para isso: treinamento intensivo para a memória, treinamento intensivo para a sua atenção e segundo a pesquisadora da University of College London: "passion"- se você não se importa com o que você está lendo, vendo ou ouvindo, isto não será mantido.

A reportagem segue dizendo que caminhar por 30 minutos  todos os dias da semana estimular a produção de moléculas que culminam na criação de novos neurônios e sinapses, fundamentais para inteligência e aprendizado ! 

E ainda: uma soneca no meio do dia restabelece a potência cerebral e estudos desenvolvidos na University of California, Berkeley, comprovaram o fato. 

Seguem alguns outros dados interessantes:

1. Jogue caça-palavras
2. Faça Tae-Kwon-Do ou dance ou jogue Squash
3. Não assista apenas CNN ou BBC. Assista também as notícias da TV Al Jazeera.
4. Vá a um Festival Literário
5. Download o aplicativo do TED em seu Iphone e assista as conferências
6. Coma chocolate escuro
7. Aprenda outra língua
8. Durma muito
9. Hidrate-se
10. Visite um museu, MAC-USP, por exemplo
11. Toque um instrumento musical.
12. Se você mora em São Paulo, afaste-se dela aos finais de semana

entre outras...










Nenhum comentário:

Postar um comentário